
Futebol é um espetáculo. Com o aumento da atenção da mídia no esporte, esse clichê se tornou ainda mais forte e verdadeiro. As câmeras de televisão sempre buscam aquilo que possa chamar a atenção, ser mais um atrativo para os espectadores.
Alguns técnicos contribuem para o espetáculo transmitido para a TV, sempre buscando chamar mais a atenção do que o próprio jogo em si. É o caso de alguns nomes como José Mourinho e Wanderley Luxemburgo, que esbravejam à beira do gramado e comemoram sem qualquer timidez os gols de suas equipes.
No entanto, esse não é o caso de Juande Ramos, técnico que assumiu o Tottenham há aproximadamente 2 meses. O treinador possui um comportamento tácito, sempre buscando analisar a partida, tentando fazer a melhor leitura possível do jogo para instruir sua equipe. Com um semblante de "turrão", Ramos se mostra sempre insatisfeito com alguma coisa, tendo como objetivo primário a superação a todo custo. Incansável na busca da perfeição, Juande não se retira da beira do gramado nem mesmo quando seu time está vencendo, a todo momento fixa seu olhar no campo de forma concentrada, mesmo que o time esteja dominando a partida.
Juande, com seu jeito quieto, taciturno, conseguiu alavancar o Tottenham de uma maneira tão rápida que impressionou a todos os torcedores. Com Martin Jol, o Tottenham marcou 7 pontos em 10 jogos na Premiership, sendo que a equipe tinha média 2,1 gols contra por jogo, o que caracterizava a defesa como uma das piores do campeonato, colocando o time na zona de rebaixamento. Com Ramos, os problemas defensivos foram corrigidos e a equipe sofreu 9 gols em 8 jogos, reduzindo a média anterior praticamente à metade. Além disso, o ataque também apresentou evolução. Em 10 jogos com o ex-técnico holandês, o time marcou 17 vezes, enquanto que com o treinador espanhol foram os mesmos 17 gols mas em 8 jogos. Com isso o Tottenham se colocou como o segundo ataque mais positivo da competição com 35 gols, perdendo apenas para Manchester United e Arsenal que balançaram as redes adversárias 36 vezes. Outro fator que reflete a melhoria da equipe foi a classificação para a segunda fase da UEFA e a grande vitória em cima do Manchester City, que até então estava invicto em seus domínios, o que garantiu aos Spurs uma vaga na semi-final da Carling Cup.
Há que se ressaltar também a evolução individual de alguns jogadores sob o comando de Juande. Atletas como Malbranque, Jenas, Zokora, Robinson e Huddlestone, que eram praticamente nulos em campo no início da temporada, começaram a mostrar um futebol mais consistente, especialmente Malbranque, que vem sendo eleito por alguns torcedores londrinos como um dos melhores jogadores da equipe na temporada. Até mesmo os adorados Lennon e Berbatov cresceram bastante de produção e voltaram a atuar perto de sua real qualidade.
Diante de todos esses fatos, o prognóstico sobre o futuro de Juande Ramos no Tottenham é o melhor possível. A torcida tem grande expectativa de vencer uma Copa doméstica ou mesmo a almejada Copa da UEFA, o que seria o tricampeonato não só do Tottenham mas também do técnico espanhol, atual bicampeão. Com as contratações certas, Ramos poderá evoluir o time ainda mais a ponto de conseguir se igualar ao Top 4 e, provavelmente na temporada seguinte, conseguir a tão sonhada classificação pra Champions League. The future is bright for the Lilywhites!